Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a Ilha Himmafushi, e tudo que você precisa saber antes de fazer esta surf trip incrível para Maldivas. As ilhas habitadas nas Maldivas abriram para o turismo há poucos anos, diferentemente das ilhas privadas onde ficam os resorts.
A grande vantagem de ficar em Himmafushi é conviver com a cultura local e com os nativos, que são muito amistosos e adoram receber turistas. Poder estar em um ambiente único com seus restaurantes de comida típica maldiva, lojinhas com artesanato e produtos locais, é a essência de uma surf trip de altas ondas e experiências.
ONDE FICA
A ilha Himmafushi fica muito próxima de Malé, apenas 17 km ao norte, o que facilita o traslado de chegada no aeroporto. Ela possui somente 850 habitantes, por isso, para conhecê-la em toda a sua extensão, basta uma caminhada de apenas 40 minutos.
COSTUMES
Por ser uma ilha muçulmana, é recomendado as mulheres cobrirem ao menos os ombros e algum vestido que cubra até um pouco acima dos joelhos.
É proibido o consumo de bebidas alcoólicas. Mesmo assim, há a possibilidade de comprar um “day pass”, e passar o dia em algum resort em uma ilha próxima privada para aproveitar a estrutura e o regime de alimentação all inclusive (bebidas alcoólicas e comidas).
PRAIAS
A praia Bikini Beach fica na ponta norte da ilha perto de algumas casas de hóspedes. Uma pequena faixa de areia com coqueiros ainda não recebeu o status oficial de uma praia turística, mas este é o único lugar na ilha onde você pode pegar sol e tomar banho de mar de biquíni.
ONDAS
A temporada de ondas é de março até novembro, sendo que entre junho e setembro é maior a constância de swells. De qualquer forma, durante todo o ano é garantia de surf na maioria dos point breaks, principalmente para quem quer surfar ondas fáceis.
Uma das jóias do atol norte das Maldivas quebra em frente à ilha de Himmafushi, a perfeita direita de Jailbreak. Além disso, para quem fica hospedado nos surf camps que trabalhamos, nesta ilha possui 2 saídas diárias de barco pela manhã e tarde para surfar as ondas de Jails, Honkey´s ou Sultans. Há também uma saída diária de barco de dia inteiro para surfar Cokes e Chickens.
JAILBREAK
Para quem está hospedado em Himmafushi, Jailbreak fica a apenas cinco minutos de caminhada, podendo surfar sem ou pouco crowd a qualquer hora do dia. Uma direita perfeita com três seções, Jailbreak oferece ondas para surfistas intermediários a avançados, onde nos melhores dias são longas paredes com sessões de tubos.
SULTANS
Esta direita localizada em uma ilha desabitada no recife oriental do Atol de Malé do Norte, é uma das ondas mais consistentes do Atol de Malé, e nunca fecha, mesmo nos dias maiores.
O drop é fora da bancada principal, chamado de Phantoms passando por uma sessão muito longa, emparedada e super-rápida chamada Pinnacles, com mais de 1 metro de altura. Todas às três seções podem ser tubos emocionantes. A distância percorrida na onda em todas as sessões pode chegar a quase 150 metros.
HONKY´S
Uma esquerda no recife oriental do Atol de Malé do Norte, esta onda começa pequena e aumenta em tamanho e intensidade à medida que vai fazendo a curva ao redor da ilha. Pode terminar 1 metro maior que no drop na sessão final, chamada Fred’s Ledge. Há longas paredes e tubos, sendo melhor na maré baixa.
COKES
Conhecida como uma direita de classe mundial, Cokes é classificada como uma das ondas mais constantes, perfeitas e tubulares das Maldivas. É um dos poucos picos que apresenta um certo crowd, devido à facilidade para acessá-la para quem está hospedado na Ilha de Thulusdhoo, pois, fica quase em frente à onda. Mesmo assim, Cokes é uma das ondas obrigatórias a serem surfadas para quem está indo às Maldivas.
CHICKENS
Esta esquerda é uma das mais longas e divertidas das Maldivas, quebrando do lado oposto à Cokes. Podendo produzir tubos de até 10 segundos, Chickens funciona com todos os tipos de marés. Mesmo em dias clássicos, é difícil que ela esteja com muito crowd.
E ai, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Ilha Himmafushi? Para planejar sua surf trip dos sonhos para as Ilhas Maldivas, entre em contato com o nosso time de especialistas. Esperamos por você!