Bora se jogar no mar da Costa Rica e aproveitar um lugar incrível com praias exuberantes e visual estonteante.
A Costa Rica fica na América Central e é dividida em 5 partes, de acordo com o turismo e condições de surf de cada região. Te liga!
1. Jacó / Playa Hermosa
Para quem viaja com crianças ou vai chegar cansado, a melhor opção é passar as primeiras noites em Playa Hermosa, que fica próxima ao aeroporto e oferece opções de hotelaria e um centro comercial bem grande e próximo (Jacó).
É um dos picos mais constante do país e uma boa opção para ser o seu ponto de chegada, para começar a rodar atrás das melhores condições. A praia com suas areias pretas oferece desde ondas cheias e manobráveis, até bons tubos, dependendo do swell e maré.
Para quem vai de Open Voucher ou Fly & Drive esse é, sim, um destino a se considerar para começar ou terminar a viagem, devido a proximidade com o aeroporto.
Clique no link para saber mais sobre os pacotes de Fly and Drive ou Open Voucher da Surf Trips.
Quem pega onda direto, sabe que hotel é algo muito importante na hora de viajar para outro país. Para isso, existe o pacote que inclui a hospedagem que você precisa!
2. Pavones
É a praia com uma das ondas mais famosas do mundo, onde quebra uma esquerda rente à praia, longa e boa de surfar. Quando a ondulação está um pouco maior e com influência do sul, as sessões se conectam, formando a famosa onda de Pavones, a esquerda mais longa do país.
3. Malpais
A região preserva uma natureza exuberante com vegetação nativa e com pouca exploração turística. Fora que Malpais é uma praia com ótimas ondas e com uns 4 lugares diferentes para surfar, alguns com fundo de areia, pedra e coral.
4. Tamarindo
Esta praia é um dos destinos turísticos mais belos e famosos da Costa Rica, com uma grande variedade de hotéis, bares, discotecas, restaurantes e lojas de moda. Tudo isso, e muito mais, transforma o local em um lugar cheio de sabor, cor, beleza natural, além de uma vida noturna intensa.
5. Caribe
Apesar da costa do Caribe da Costa Rica ser bem extensa, a parte norte do Caribe é uma área de reserva ambiental e pouco explorada pelo turismo. A melhor época para a prática de surf é entre novembro a março, quando as ondulações atingem a costa caribenha.
O que fazer na Costa Rica além do Surf?
O país é um diversificado e preservado ecossistema. Cerca de 25% do seu território é de área protegida: parques nacionais, reservas biológicas e indígenas, florestas e mangues. É o país com o maior número de parques nacionais do mundo. Existe vida fora d’água!
Onde comer?
As opções para se comer na Costa Rica são bastante variadas, desde os fast-foods nas estradas, até os vilarejos à beira mar, onde pratos à base de peixe, frango ou carne matam a fome de qualquer um, a um preço justo.
Melhor época para ir?
Dezembro até março e junho até agosto é o lado do Atlântico que recebe as ondulações. Já novembro a abril é a vez do Pacífico Norte enviar ondulações ao país. De maio a setembro as ondulações vindas do Pacífico Sul também chegam à costa com força total!
Obs.: Um carro 4×4 é altamente recomendável para poder se locomover pro surf. Geralmente os picos são afastados e se você estiver disposto a buscar a melhor condição, pode ser que passe muito tempo dentro do carro. O aluguel de carro na Costa Rica é barato, mas muito cuidado com a locadora que for escolher, para que o carro seja o fator que te ajude a chegar antes nas praias, e não uma dor de cabeça. Se possível, faça o aluguel antecipadamente, para sair mais barato e perder menos tempo de viagem com burocracia.