Surf Trips e ONG Surfar em Torres.
Fazer um “bate-volta” para a praia é algo que todo o surfista que não vive no litoral mas mora relativamente perto da praia com certeza já fez. Na quinta feira passada, eu pude novamente fazer um “bate-volta” em busca de um dia de surf, mas dessa vez foi muito mais especial.
Essa foi a segunda vez em 2015 que tivemos o privilégio de ajudar nessa ação social da ONG Surfar, levando crianças carentes de Porto Alegre para um dia de praia em Torres, no litoral gaúcho. Foram 22 crianças, sendo que a maioria delas nunca tinha visto o mar na vida.
Nosso objetivo era fazer com que elas experimentassem a sensação de surfar pela primeira vez. Para alcançar esse objetivo junto com a gente também estava a galera da Surfari, as gurias da Recombinando e o professor de surf Felipe Raupp.
Acreditamos que viagens de surf tem um papel transformador na vida das pessoas, e depois de um ano de muitas conquistas profissionais era nossa obrigação dividir um pouco com essa criançada cheia de energia. Foi simplesmente incrível ver a felicidade da galerinha tentando e conseguindo surfar.
Dividimos as crianças em equipes e eu fiquei com os dois mais novos, de 5 anos de idade cada. Lá pelas tantas um deles me perguntou o que o melhor surfista ganhava, me lembrei de uma frase que é a seguinte ” O Melhor surfista é aquele que mais se diverte!”, e naquele dia todos foram ótimos surfistas, inclusive quem ficou na areia assistindo.
Fazem alguns anos que o surf passou a ser minha profissão, não sou surfista profissional (muito longe disso!), mas o meu trabalho é organizar Surf Trips para os mais diferentes lugares do mundo para surfistas de diferentes perfis. O surf tem um significado muito importante na minha vida e dividir um pouco dessa energia foi ótimo.
De quebra foi o primeiro “bate-volta” que fiz com a minha filha (6 meses de idade) e a primeira vez que ela entrou no mar!
Que a energia dessa criançada ofereça a todos nós um 2016 com muito surf, respeito pelas diferenças e diversão!
Aloha
Ronald Zancan
Quer saber mais sobre o Projeto Surfar: https://www.facebook.com/projetosurfar